segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PÁTINA PROVENÇAL, TÁ NA MODA !

A pátina provençal é um recurso decorativo que pode ser usado em móveis, madeiramento de forro, portas e janelas, objetos decorativos enfim a criatividade sempre manda quando você quer decorar seu cantinho.
Esta técnica consiste em pintar o objeto de branco e com uma lixa retirar a tinta  apenas nas quinas do móvel ou até pequenas lixadas na extensão dele você quem decide qual o aspecto que deseja dar no visual final.

NA  JANELA VISUAL ENVELHECIDO

NA MESINHA DE CABECEIRA COM MOSAICO DE BOLINHAS E  DÉCOUPAGEM NA  GAVETA

MESINHA Á VENDA $ 100,00

QUE TINTA DEVO USAR?
Bem, gente! São diversas as receitas para se fazer a pátina provençal, geralmente o pessoal indica usar latex pva e no final, verniz acrilico para garantir a limpeza do objeto, você pode usar pois é uma forma econômica mas não durável, pode lascar com pequenas batidas, então se você for usar o látex, gaste um pouco mais e compre fundo nivelador sintético fosco para dar uma primeira demão de fundo, isso vai garantir a correção de pequenas imperfeições na madeira, assim como aumento a durabilidade de sua pátina.
O esmalte pode ser usado  mas  eu te aviso que o esmalte comum amarela com o tempo, então prefira o esmalte a base de água, que é um bom produto apesar de pouco usado e não amarela pois não leva água raz aí nem precisa passar o verniz acrílico.

COMEÇEI A PASSAR TINTA E O BRANCO AMARELOU?

ATÈ PARECE QUE FOI INTENCIONAL  O AMARELADO, MAS FOI DECEPCIONANTE

Para isso não acontecer você deve observar se a madeira a ser pintada não é uma madeira resinosa como cerejeira, imbuia e outras, se tiver dúvidas faça o teste em uma pequena área do móvel. As madeiras resinosas mancham principalmente quando aplicamos tintas a base de água, então para evitar passe duas demãos de verniz knothing de fundo, esse produto isola a passagem da resina  aí você continua o processo normalmente e seu móvel vai ficar branquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário