domingo, 6 de novembro de 2011

SATINÊ, PÁTINAS E A DIFERENÇA DO DECAPÊ

Pátina, decapê e satinê são técnicas de pintura utilizadas em móveis e até portas. Através destas técnicas você pode renovar completamente a cara do seu móvel, deixá-lo completamente novo e criar com isso um novo ambiente em sua casa.
Na pátina no geral cria-se um efeito geralmente riscado criado com tinta sobre um fundo branco,o satinê é uma técnica onde não se aplica um fundo de cobertura sobre a madeira, a tinta usada, geralmente esmalte ou verniz específico para satinê é aplicado diretamente sobre a madeira não escondendo seus veios , técnica utilizada por pessoas que não desejam uma mudança radical no móvel ou portas, desta forma você consegue clarear não escondendo a beleza da madeira, é importante que o móvel esteja perfeito e não masseado.
 A cor é de sua escolha , mas a dica é que quando utilizar o fundo branco não escolher cores quase brancas para a pátina ,o fundo não precisa ser necessáriamente branco, você pode optar por brincar com as cores
Hoje em dia fala-se em pátina para toda a pintura com efeito manchado, em móveis  e objetos decorativos, então fica difícil delimitar os modelos de pátina, é pátina provençal, francesa, lixada, riscada, envelhecida, enfim, é pátina de todo qualquer jeito, mas vamos aqui mostrar alguns exemplos.


CRISTALEIRA QUE RECEBEU ACABAMENTO EM PÁTINA RISCADA CONVENCIONAL NA COR MARFIM
DETALHE DA PÁTINA DA CRISTALEIRA, EXISTE O CONTRASTE ENTRE  O FUNDO BRANCO E A COR ESCOLHIDA

 SAPATEIRA  RECEBEU PÁTINA MANCHADA COM BONECA E EXTENCIL

O DETALHE DA PAREDE RECEBEU NA PARTE INFERIOR SOBRE A MADEIRA PÁTINA LIXADA, MOSAICO NO RODA MEIO 

NO ARMÁRIO PÁTINA MANCHADA ENVELHECIDA, AZUL  ESCURO SOBRE FUNDO AZUL CLARO

O MÓVEL RECEBEU PÁTINA RISCADA COM PALHA DE AÇO

O SATINÊ NÃO ESCONDE A BELEZA DA MADEIRA E MANTÊM O MÓVEL NEUTRO

O SATINÊ PODE DEFINIR OS VEIOS DE UMA MADEIRA NOBRE


A diferença entre a pátina e o decapê é que o a pátina você produz com tinta e o decapê você produz um relevo com massa, é bem menos usado e em alguns casos produz um efeito bem rústico.



ESTA CÔMODA RECEBEU PÁTINA MANCHADA COM BONECA E NAS GAVETAS O DECAPÊ VEM PARA CRIAR TEXTURAS NO QUARTO DAS CRIANÇAS

O MÓVEL RECEBEU DECAPÊ BEM RÚSTICO

E se você tem dúvidas sobre um dia quando você cansar do móvel o que você vai fazer, não se desespere, um bom profissional retira toda a tinta e dá para deixar seu móvel ou porta na madeira de novo, existem produtos específicos para isso no mercado," removedores de tinta e paciência".

                                      PARA SERVIÇOS DE PINTURA RESIDENCIAL EM ITANHAÉM E REGIÃO. REFORMAS DE MÓVEIS E TÉCNICAS DE DECORAÇÃO, LIGUE IARA CORES NA VIDA: (13) 8127-7296

4 comentários:

  1. Adorei, ainda mais por estar na sua ''vizinhanca'' em Bertioga numa casinha linda aonde passo os veroes.

    Gosto muito de efeitos de pintura e restauracao por pintura com efeito, nao que eu faca, as tenho os livros da Jocasta Ines voce deve conhecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, o universo de pinturas decorativas é muito extenso podemos produzir o que queremos, visite o blog mais vezes quer tenho ainda muito para mostrar. bjs

      Excluir
  2. Lindo seus trabalhos. estou mesmo a procura de ideias para reformar meu jogo de quarto. Gostei do seu estilo. Parabéns!

    ResponderExcluir